Perigos ao comprar cadeira para carro usada: SAIBA O POR QUÊ!

Quem é pai ou mãe está plenamente consciente que ter um novo membro na família gera extensivos gastos financeiros. Consultas médicas, fraldas, roupas, decoração, brinquedos, etc. Entre estes, incluem-se a cadeirinha auto para crianças, item obrigatório segundo a resolução CONTRAN nº 277 de 28/05/2008.

Em vista das dificuldades econômicas nos tempos atuais, alguns pais consideram utilizar produtos de segunda mão. Isso até pode ser feito com roupas e brinquedos, contudo, jamais deve-se optar por uma cadeirinha auto usada, pois é um artigo de segurança à vida.

Vamos detalhar brevemente os motivos a partir de agora.
 

O que é a cadeirinha auto?

A cadeirinha auto é um item de segurança cujo objetivo é semelhante ao cinto de segurança e airbag: evitar lesões no corpo em acidentes de trânsito.

Desta forma, o primeiro requisito básico é escolher um produto de qualidade, de marca reconhecida, registrada e credenciada pelo INMETRO ou órgãos reguladores internacionais que seguem as diretrizes da norma ABNT NBR 14400:1999.

Esta ABNT estabelece uma série de critérios que abrange desde o material de fabricação até os testes de impacto e resistência a fim de homologar legalmente a utilização da cadeirinha no dia-a-dia.

Portanto, verifique todas estas informações antes de comprar uma nova.


Os problemas não são perceptíveis a olho nu

Até certo ponto podemos julgar com os nossos olhos se um objeto está em um bom ou mau estado de conservação. No entanto, a avalição para uma cadeirinha auto jamais deve ser unicamente visual. Não sabemos de fato se a resistência já foi prejudicada, se o material internamente está corretamente disposto ou com falhas mecânicas, como trincas. Assim, estamos dependentes apenas das palavras do vendedor, que muitas vezes vai confirmar veementemente que o item está em ótimo estado, seminovo, pouco utilizado.

Mesmo que a pessoa seja alguém conhecido e de confiança, nunca iremos de fato saber como a cadeirinha foi cuidada por ele. Pode ser que a forma de manusear e o transporte dela para o carro tenha prejudicado o produto, com uma queda no chão, por exemplo.

Pior ainda é se comprarmos produtos de segunda mão com desconhecidos, como na Internet ou grupos de facebook, cuja mercadoria será despachada via Correio. Aí sim fica difícil conhecer esses detalhes.

Um capacete nunca é usado 2 vezes

 

Para você refletir, saiba que, logo após um capacete de moto ou bicicleta cumprir o papel de proteger a cabeça do condutor ou passageiro em um acidente, ele deve ser imediatamente descartado e substituído. O mesmo acontece com a cadeirinha de crianças para veículos. O papel dela é proteger a vida dos pequenos. As taxas de eficiência deste equipamento de segurança caem drasticamente após o primeiro uso em um acidente automobilístico.

 

A vida é o bem mais precioso

Você já deve ter ouvido falar que saúde não se negocia. Em tempos de pandemia, essa frase mostrou o devido valor. Aquilo que todos nós temos de melhor é a nossa saúde. De nada adianta ter acesso à outras coisas boas se não temos saúde suficiente para usufruir e aproveitar a vida.

Outra citação bem conhecida é que o barato sai caro. O preço de uma vida é incalculável. Ela é muito mais valiosa do que a diferença de valor que você paga entre uma cadeirinha auto nova e usada.

 

Os acidentes de trânsito é o principal causador da mortalidade infantil

 

Entenda que os acidentes de trânsito são a causa principal de mortes no Brasil de crianças de 1 a 14 anos, com mais de 3300 casos por ano. É importante salientar que um impacto de frente a 40 km/h sentido por uma criança é muito mais forte do que por um adulto. Elas são mais sensíveis. A maioria dos acidentes com sequelas graves ou vítimas fatais acontecem próximos de casa e em baixas velocidades de condução. Assim, um equipamento de segurança, a cadeirinha, ou assento de elevação, salva vidas e previne lesões graves.

Esta informação, embora seja triste, relata a realidade brasileira. Portanto, é fundamental que você, papai e mamãe, colaborarem positivamente com esta estatística e dirijam com o maior cuidado possível quando seu filho está no carro.

 

Garantia do fabricante

 

Ao adquirir uma cadeirinha nova, você fica protegido de produtos de má qualidade tendo à disposição a garantia do fabricante. Mais um motivo para não comprar itens de segunda mão.

 

Conclusão

 

Este texto mostrou rapidamente os motivos que você deve considerar ao escolher uma cadeirinha para auto nova e em perfeito estado para garantir a segurança física do seu filho(a). Espero que este artigo tenha te ajudado a entender melhor a importância dessa decisão.

Abraço,

Paulo.

 

 

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos

HeiBaby Artigos Infantis Ltda - Deus é Fiel - CNPJ: 36.770.922/0001-25 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade